A CAMPANHA

Marcelo Carvalho - idealizador da campanha

Este site é parte da campanha pela legenda em áudio visual para acesso das pessoas com deficiência auditiva a esses produtos culturais. Pois quem não escuta não compreende o que é transmitido em áudio para sua própria língua.

A iniciativa é importante, pois essa campanha é rara no Brasil, devido à falta de consciência sobre a questão do direito ao lazer para todos. Por isso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em apoiar esse movimento.

A campanha pela legenda foi uma ideia minha. Tenho uma deficiência auditiva com grau profundo, mas obtenho um grande ganho com uso de aparelho. A minha turma combinou de ir para o CINE-PE - Festival de Audiovisual 2004, na cidade de Recife/PE, para assistir a vários filmes nacionais e me senti excluído. Então pensei: "o que eu estou esperando?"

No último dia do CINE-PE (5 de maio de 2004), cerca de cem amigos e familiares foram ao Centro de Convenções de Pernambuco, sede do festival, para apoiar a campanha sobre a necessidade de colocar legenda no filme nacional. E as adesões continuam.

Meu objetivo é aumentar o número de pessoas conscientes dos direitos dos surdos e, assim, ter força para lutar por um ideal de igualdade nas atividades de lazer. É oportuno lembrar a famosa frase: "Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando".

Marcelo de Carvalho Pedrosa